INTEGRADE METHODOLOGY SOLUTION SERVICES

controle-patrimonial

Os serviços de Controle Patrimonial oferecidos pela Integrade Consulting partem de uma moderna e consolida de metodologia de trabalho focada em gestão de ativo imbolizado.

Denominada Integrade METHODOLOGY SOLUTION SERVICES, desenvolvida com a experiência de mais de uma década, realizando serviços especializados em controle patrimonial, e alinhados tecnologicamente com as ferramentas de pontas disponíveis, tais como aplicativos para inventário patrimonial on-line e real-time através de comunicação GPRS entre equipe de campo e equipe de retaguarda, atualizando as informações em tempo de execução evitando re-trabalhos e inconformidades com o plano de trabalho aprovado junto ao cliente.

Ainda mais que necessidade de gerenciar o controle patrimonial e aperfeiçoar o desempenho dos trabalhos em todas as etapas do negócio é uma tarefa que envolve muita tecnologia e precisão na execução dos serviços.

Com as pressões sobre os prazos, escopo e qualidade e a intensa concorrência enfrentada pelas empresas,  fazem de nossa tarefa diária,  busca de redução de custos e melhoria na eficiência e produtividade dos processos  implantados em toda a cadeia de serviços, visando a perfeita gestão de ativos.

Nossos serviços de controle patrimonial partem de um rigoroso exame das documentações existentes, através de um levantamento contábil, conduzidos a fim de implantar um efetivo controle individualizado dos bens patrimoniais. 

Baseando-se nos registros contábeis da empresa e através de fornecimento de relatórios conclusivos com aconselhamento técnico especializado, em contraste com realizando um levantamento e inventário patrimonial,  podendo avaliar sobre as diversas alternativas permitidas por lei, para que possam efetuar as suas devidas baixas contábeis com embasamento legal.

Principais etapas dos trabalhos:

1. Planejamento dos trabalhos

O trabalho é constituído de diversas etapas, executadas simultaneamente ao emplaquetamento de todos os bens com etiquetas numéricas de código de barras, ou também com etiquetas inteligentes de RFID (Radio-Frequency Identification), correlacionando cada item físico com o correspondente no contábil. Em paralelo,  efetuando o desdobramento do grupo de contas contábeis dos bens que estão registrados em cada conta, seus valores de aquisição, depreciações, valorizações, correções monetárias, etc., contribuindo para a análise, a comparação e a interpretação dos aspectos dinâmicos do patrimônio, permitindo ao gestor conhecer os diferentes aspectos da situação patrimonial e de suas variações, de acordo com as particularidades que a administração deseja.

Nossas soluções são baseadas em uma interface web e plataforma robusta projetada para uma arquitetura orientada a serviços (SOA), nossos sistemas (Integrade System Management – ASM) juntamente com nossa metodologia, oferece funcionalidades específicas para cada tipo de serviço, respeitando suas particularidades, ajudando as empresas  a gerenciar proativamente um controle de seus ativos fixos além de tratar a informação dos mesmos  com mais eficiência para a tomada de decisão em todos os níveis.

2. Análise de Processos em Controle Patrimonial

Serviços de Análise de processos de Controle Patrimonial

Como objetivo de obter significativa economia de escala e sinergia de suas operações, com a possibilidade de otimização de custos e potencializando os investimentos do cliente, a Integrade  Consulting busca entender a nível de detalhe o desafio de negócio do cliente e estará comprometida para que o  projeto cumpra seus objetivos de racionalizar os investimentos e minimizar riscos de operação que favoreçam o desempenho de negócios para melhor gestão de ativos.

Diferencial na execução de seus trabalhos, a Integrade Consulting efetua uma vasta análise e revisão dos processos envolvidos  para a implantação do Controle Patrimonial. O escopo desta revisão considera a amplitude necessária para que a solução seja devidamente implementada, de forma integrada aos demais sistemas de gestão do cliente. Principais processos analisados:

  • Gestão de Inventário
  • Controle e conciliação contábil
  • Controle e inventário de compras/importações em andamento
  • Administração de Obras em Andamento
  • Acompanhamento contábil e liquidação dos projetos de investimentos
  • Transferência entre plantas, escritórios e movimentações em geral
  • Administração  do  Ativo Fixo
  • Processo completo de imobilização do Ativo Imobilizado

3.Levantamento Contábil

O levantamento contábil consiste no levantamento da documentação existente do cliente, classificada ou não, através de pesquisas nos registros contábeis das contas do permanente e do patrimônio líquido e confrontá-los com os respectivos documentos contábeis, desde a constituição das Empresas, até uma data pré estabelecida.

A partir deste trabalho é feita a reconstituição da base contábil e fiscal dos bens, com uma minuciosa análise dos documentos fiscais, classificação contábil nas contas do imobilizado, cálculo ideal dos valores da depreciação do ativo fixo,  e ajuste com saldos contábeis do balancete de implantação. Visando o adequado tratamento das informações, bem como, a devida verificação das informações dos bens patrimoniais, padronização de históricos, individualização de bens contabilizados por totais, agrupamento de bens incorporados ao bem principal, etc., como resultado, o melhor aproveitamento do trabalho.

4.Inventário Físico

Serviços de inventário físico de Ativo Imobilizado

Nesta etapa é realizada uma vistoria em todas as dependências da empresa, constante do escopo do trabalho, detalhando os bens patrimoniais existentes conforme descrição no plano de trabalho definido entre as partes,  com a fixação de etiquetas em alumínio com código de barras ou RFID.

Serão apontados além disso,  dados que identificam o bem, a sua localização por centro de custos, local físico, área de risco de seguro, espécie, linha de produção, e demais complementos ou atributos específicos.

A descrição dos bens se dará de forma completa e detalhada constando de dados como n.º de patrimônio, códigos de controle, nome do fabricante, incorporações, marca, modelo, n.º de série, tipo, capacidade, dimensão, motorização, equipamentos periféricos, caracterização da parte elétrica, idade aparente, data de fabricação e outras características, certamente, que se fizerem necessárias.

Embora as ferramentas de Inventário Físico realizem uma primeira auditoria no momento da digitação dos dados pelo inventariante, evitando os erros mais comuns, a padronização e uniformização de procedimentos é garantida por regras pré-estabelecidas e códigos padronizados.

Diariamente os dados são validados remotamente por uma equipe de retaguarda, garantindo a qualidade dos dados e convergência das informações com o plano de trabalho e objetivos do cliente.

5.Conciliação de Dados Físicos e Contábeis

Conciliação Cadastro do Ativo Imobilizado

Após o levantamento contábil, será efetuado o processamento e a automação da conciliação entre os registros levantados pelos inventariantes através dos coletores (equipamentos portáteis), automaticamente pelos os números anteriores existentes em código de barras na base do cadastro contábil, ou qualquer outro controle existe na base do cliente.

Neste processamento, será também conferida a descrição e se houver divergências, será regularizada e / ou alterada a sua descrição. Para os bens novos, será feita a conciliação por critérios técnicos (marca, modelo, ano, fabricação, estado de conservação), constatam-se sobras de ambos os lados.

 Para análise da situação, percorremos três macro etapas, como segue: 

  • Análise dos Bens Conciliados;
  • Análise das Sobras Contábeis;
  • Análise das Sobras Físicas.

Consequentemente, após o cotejamento, temos um conjunto de bens que foram totalmente identificados física e contabilmente, um conjunto que são as sobras físicas (bens localizados fisicamente sem correspondente na contabilidade), outro conjunto que são as sobras contábeis (que é o inverso), e os bens a baixar.

Neste momento fundamental do controle patrimonial,  o suporte da Integrade Consulting é ainda mais completo, abrangente e integral. Prestando todo suporte, apoio legal e técnico para regularizações mais adequadas para cada tipo de situação apurada.

Acima de tudo, a Integrade Consulting preza pela flexibilidade, qualidade e mantém o foco nos objetivos de nossos clientes, por isso apresenta uma solução completa para controle patrimonial físico,  contábil e fiscal, objetivando uma gestão integrada de ativos, consulte um de nossos consultores especializados e agende uma visita comercial para conhecer melhor o que nossos profissionais podem fazer pelos processos e sistemas de sua empresa.